terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Hey brother, escute essa música.

Hey Brother, do DJ sueco Avicii (o mesmo de Wake Me Up), ficou semanas no topo das paradas no mundo todo e foi a 2ª música mais vendida no iTunes nessa semana. A música apresenta uma relação entre irmãos separados pela guerra. É difícil de entendermos o que a guerra representa, em seu sentido mais pleno, porque a participação do Brasil nesse tipo de conflito é insignificante se comparada à norte-americana - só na Segunda Guerra Mundial foram mortos mais de 400.000 americanos. 
Uma guerra nunca é boa, mas as vezes é necessária. Em um mundo cheio de pecadores, ela é inevitável (Romanos 3:10-18). No Antigo Testamento vemos em textos como Números 31:2, Deuteronômio 20:16-17 e 1 Samuel 15:18 que Deus ordena a guerra contra os povos inimigos por causa do seu pecado. Se Hitler não tivesse sido derrotado, quantos milhões de judeus a mais teriam sido assassinados? Não devemos desejar a guerra, mas orar para a resolução rápida dos conflitos e um número mínimo de mortes de ambos os lados.
Em Hey Brother vejo um saudosismo emocionado que parece evocar novamente a guerra como algo ruim, como um fruto de pecados. E assim como o pecado, a guerra traz separação: laços familiares cortados por tiros de canhão.

"Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens".
Romanos 12:18

Hey, brother, there’s an endless road to rediscover (Ei, irmão, há uma estrada sem fim para redescobrir)
Hey, sister, know the water's sweet but blood is thicker (Ei, irmã, saiba que a água é doce mas o sangue é mais denso)
Oh, if the sky comes falling down, for you (Oh, se o céu estiver caindo, por você)
There’s nothing in this world I wouldn’t do (Não há nada neste mundo que eu não faria)

Hey, brother, do you still believe in one another? (Ei, irmão, você ainda acredita no outro?)
Hey sister, do you still believe in love? I wonder (Ei, irmã, você ainda acredita no amor? Eu me pergunto)
Oh, if the sky comes falling down, for you (Oh, se o céu vier caindo, por você)
There’s nothing in this world I wouldn’t do (Não há nada neste mundo que eu não faria)

What if I'm far from home? (E se eu estiver longe de casa?)
Oh, brother, I will hear you call (Oh, irmão, vou ouvir você chamar)
What if I lose it all? (E se eu perder tudo?)
Oh, sister, I will help you out (Oh, irmã, eu vou ajudá-la)
Oh, if the sky comes falling down, for you (Oh, se o céu vier caindo, por você)
There’s nothing in this world I wouldn’t do (Não há nada neste mundo que eu não faria)

Hey brother, there’s an endless road to rediscover (Ei, irmão, há uma estrada sem fim para redescobrir)
Hey sister, do you still believe in love? I wonder (Ei, irmã, você ainda acredita no amor? Eu me pergunto)
Oh, if the sky comes falling down, for you (Oh, se o céu estiver caindo, por você)
There’s nothing in this world I wouldn’t do (Não há nada neste mundo que eu não faria)

What if I'm far from home? (E se eu estiver longe de casa?)
Oh, brother, I will hear you call (Oh, irmão, vou ouvir você chamar)
What if I lose it all? (E se eu perder tudo?)
Oh, sister, I will help you out (Oh, irmã, eu vou ajudá-la)
Oh, if the sky comes falling down, for you (Oh, se o céu vier caindo, por você)
There’s nothing in this world I wouldn’t do (Não há nada neste mundo que eu não faria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário